sábado, 30 de junho de 2012

63a – Cadeias de valores – outro exemplo, o sabão


Vamos explorar outra cadeia de valores relacionada com o sabão. Parece um tema um pouco simples mas acho que pode ser muito útil para as nossas comunidades agrícolas rurais.
  
Sabão é feito com uma ou mais gorduras e com um produto químico alcalino ou básico como por exemplo a soda caustica. As gorduras podem ser de origem animal ou vegetal. A soda caustica pode ser obtida das cinzas das nossas fogueiras ou fogões a lenha com a ajuda de água da chuva.
 
Todos estes ingredientes podem ses obtidos nas nossas comunidades e o sabão pode ser vendido nos mais variados mercados. O sabão artesanal tem muito valor em muitos mercados. 
Um exemplo de uma cadeia de valores baseada no fabrico de sabão poderia ser:
  • alguém que cria gado produz e vende estrume aos agricultores
  • o criador de gado vende o gado para o matadouro
  • a pessoa do talho compra peças de carne para vender
  • o talho não vende muitos pedaços da gordura animal que os clientes não querem
  • uma pessoa recolhe a gordura animal para fazer sebo
  • na padaria usam lenha para cozer pão
  • uma pessoa recolhe as cinzas da padaria e de outros estabelecimentos
  • as cinzas são usadas em latrinas na comunidade
  • mas com água da chuva e cinzas essa pessoa também faz soda caustica
  • uma pessoa usa o sebo e a soda caustica para fazer sabão
  • essa vende o sabão na comunidade e no mercado da cidade
Aqui temos uma sequência de atividades que usam recursos já existentes, como a água da chuva, as cinzas e a gordura animal, para desenvolver um novo produto, o sabão, que vai dar trabalho a uma ou mais pessoas. O novo produto desta comunidade, o sabão, tem valor para troca com outros produtos e tem valor para gerar receitas em dinheiro pela venda nas comunidades vizinhas ou no mercado da cidade mais próxima. 
 
Além disto, certos recursos que não tinham valor antes do fabrico do sabão, como as cinzas e as gorduras animais, passaram a ter valor para o fabricante de sabão artesanal. O sabão artesanal é muito desejado porque não contém aditivos indesejáveis como muitas vezes acontece com o sabão de fabrico industrial. 
 
Algumas destas atividades podem ser feitas pela mesma pessoa numa comunididade e por pessoas diferentes noutra comunidade. Cada indivíduo em cada comunidade irá escolher o que vale a pena e o que não vale. Saberá escolher que atividades serão feitas pela mesma pessoa ou por pessoas diferentes. Em alguns casos vai ser preciso experimentar para ver o que dá melhor resultado. 
 
É sempre muito importante saber o que uma comunidade consome porque é isso que vai vender. Por vezes fabricamos o que sabemos fazer mas não é disso que a comunidade precisa. Sabão é sempre preciso embora haja já sabão no mercado. Mas se o sabão artesanal for melhor, tiver melhor cheiro, der menos alergias ou irritações na pele, ou torne a pele mais macia, o sabão artesanal vai vender melhor do que o sabão de fabrico industrial. 

O preço do sabão é importante para que possa competir com o sabão de fabrico industrial. Esse preço tem de cobrir os custos de recolha dos materiais, os custos de fabricação, e os custos de distribuição para poder render lucros. Esses custos vão depender de cada comunidade e de cada situação. Mas se a matéria prima já é de baixo custo, há muita oportunidade para fazer negócio com lucro.
 
Uma cadeia de valores é a utilização de várias atividades para benefício de vários participantes.
 
Nesta sequência de blogues vamos explorar vários métodos de fabrico para a soda caustica, o sebo de origem animal e para o fabrico do sabão. Vamos também explorar várias receitas para fabrico de sabão, não só com sebo de origem animal como com óleos de origem vegetal como o amendoim, o abacate, o caju, o coco e outras plantas que crescem nos nossos climas.

Sem comentários:

Enviar um comentário